Partilhe esta Página




Total de visitas: 107064

Maternal (2 e 3 anos)

Maternal (2 e 3 anos)

 MATERNAL (2 e 3 anos)

 

FONTE (Livro: Psicologia da criança, 3 edição de Roberta Fay e Eunice V. Jhonson)

 

criança maternal

A - CORPO

1. Energia: Comemuito, dorme muito e cresce muito. Isto gera muita energia, que deve ser despendida.

2. Atividade: Está se desenvolvendo com muita rapidez e necessita de se mexer. a maior parte da sua aprendizagem nesta idade será feita através de correr, saltar, atirar, olhar, etc.

3. Desenvolvimento físico: Está desenvolvendo os músculos maiores ( braços, pernas, etc ) e ainda não se estabeleceram os reflexos mais delicados por isso os músculos mais finos não se desenvolveram bastante. Eis a razão por que só poderá rabiscar e nao sabe pintar dentro de um desenho seguindo linhas. Anda cada vez com maior segurança.

4 - Cansaço: Despende rapidamente sua energia e cansa, devido ao muito movimento. Faz tudo com  todo o ser. Reage, também, mais depressa do que um adulto.

5 - Sistema Nervoso: O sistema nervoso da criança desta idade reage a todas as impressões que recebe, com o resultado que aprende mais através das emoções do que pelos processos da mente.

B - MENTE

1. Concentração curta, mas intensa: Pode concentrar-se numa só ideia por vez, e focaliza uma imagem apenas. Não divide sua atenção. Não pode chorar e olhar uma vaca ao mesmo tempo. Sua atenção é governada por circunstâncias. Pode prestar atenção na mesma coisa só dois ou três minutos de cada vez.

2. Compreensão Limitada: Entende mais do que muitos adultos esperam, mas está na primeira fase do seu desenvolvimento mental. É somente o ensino bem simples e repetido que ela vai gostar e assimilar.

3. Vocabulário: Conhece umas 700 palavras e está sempre aprendendo palavras novas. Começa a falar com palarvras soltas, mas logo vai formando frases simples. Daí vai para frente. Mas não pode expressar rudo que aprendeu. Presta atenção a uma história curta e, depois de ouví-las várias vezes, lembra-se apenas de fatos. Se a história é alterada, notará; porém nao é capaz de repetí-la.

4. Memória Curta: Necessita que os fatos sejam repetidos. Gosta de ouvir as histórias muitas vezes, até conhecê-las bem.

5. Descobridor: Está descobrindo um mundo muito grande; seus horizontes vão se expandindo dia a dia. Conhece primeiro o mundo onde vive - mamãe, papai, os irmãozinhos, seu quarto, o lar. Vai descobrindo, também, a si mesmo.

C - EMOÇÕES

1. Reage ao clima emotivo: É sensível às emações da mãe ou de outros com quem vive; aprende so medos dos outros.

2. Procura novas sensações: Aprende diariamente e procura experimentar coisas para ter sensações novas - táteis (procura pegar), gustativas (coloca tudo na boca), visuais, etc.

3. Não tem inibições: Não aprendeu ainda a dissimular. Quando zangado, mostra-o; quando está interessado, a mesma coisa.

4. Muito sensível: Por ter passado grande parte da sua vida no berço, sente-se tenso e inseguro ao estar junto de muita gente. Se uma criança chora, todas choram.

5. Assusta-se facilmente: As novas sensações que procura podem acabar assustando-se. Ser separado da mãe é assustador. Será que ela volta? Sente-se seguro só com aquilo que lhe é familiar. Teme a escuridão, ruídos fortes, estar sozinho, pessoas estranhas, alturas.

6. Confiante: Deposita toda a sua confiança nos que lhe são familiares. Acredita em tudo que lhe é dito, mas aos poucos descobre quando é enganado e vai perdendo esta confiança.

D - VONTADE

 Descobre que pode tomar decisões próprias, que é um indivíduo. Esta idade é caracterizada pelo "não", tanto da parte do adulto que lida com a criança, como da parte da criança. Nossa atitude deve ser vigiada para não provocar revoltas desnecessárias. Devemos criar oportunidades para ela tomar decisões e fazer escolhas, para que vá desenvolvendo a vontade e o valor próprio.

 É importante a disciplina correta, sabendo quando a criança deve se submeter e porque. Disciplina acertada nesta idade poupa inúmeros problemas posteriores. Uma correção nesta idade tem maior efeito do que um castigo bem mais severo nas idades posteriores. Mas algumas correções caberão somente aos pais fazerem. Aos professores, se mantiverem as crianças positivamente interessadas, não terão necessidade de disciplina negativa

E - RELAÇÕES SOCIAIS

1. Egoísta: Ainda não seve brincar bem com outras crianças, prefere brincar sozinha. Gosta, porém de ter alguém por perto, mesmo que não pareça prestar atenção nela. (é só se afastar e virá prontamente à sua procura).

2. Simpática: Procura carinho dos outros, necessita mesmo deste carinho, o que nos valeremos para ensinar-lhe a cooperar e compartilhar com os outros.

F - ESPÍRITO - Idade da Inocência

  Todos nascem com uma natureza pecaminosa, mas mesmo assim, acreditamos que as crianças desta idade estão na idade da inocência. Não tendo chegado a uma compreensão da diferença entre o bem e o mal, não se acham sob a condenação. O sangue de Cristo responde pela sua natureza pecaminosa. Bom depressa elas vão deixar a idade da inocência.

A criança já nasceu com o impulso da procura de Deus. Fica muito interessada em tudo quanto falamos dEle se está dentro da sua compreensão.

 A característica mais saliente desta idade é a imitação. A criança imita os adultos. Por isso, a base para suas atitudes espirituais será colocada durante esta idade através do exemplo dos com quem convive.

ORAÇÃO: Ainda que não compreenda bem, reagirá positivamente ao ensino da oração - orações curtas e simples, antes das refeições, sentada no coloca mamãe, antes de dormir, etc. ("Obrigado, Senhor Jesus, porque Tu me amas", “Muito obrigado pela comidinha", etc.)

BÍBLIA: Na hora da criança tomar banho, ou em outro momento de paz e alegria para ela, a mãe poderá repetir versículos bíblicos como "O Filho de Deus me amou" (Gal 2:20), "...todos pecaram" (Rom 3:23). "Cristo morreu pelos nossos pecados" (I Cor 15:3), "O Senhor é meu pastor" (Salmo 23:1), ou outros similares. Não se deve fazer qualquer esforço para a criança repetir o versículo, mas a mãe o repetirá diariamente. Numa hora quando a mãe menos espera, a criança repetirá  versículo e a referência. Em nossa classe para crianças dessa idade, devemos selecionar alguns versículos curtos e básicos, repetindo-os durante o ano inteiro. Estes ficarão na memória da criança para a vida toda.
 

Decisão para a salvação: Devemos apresentar o plano da salvação através de histórias e versículos fazendo-o bem simples e claro e repetindo-o vez após vez. Não devemos forçar uma decisão ou ter pressa quanto à sua decisão, mas deixemos a Porta aberta. Descobriremos com espanto quantas crianças pequenas demonstrarão um verdadeiro desejo de possuir a salvação. Deus mostrará qual a hora certa para cada indivíduo.

RESUMO:

A criança neste idade é:

Fisicamente – ativa

Mentalmente – descobridora

Emocionalmente – sensível

Volitivamente (vontade) – moldável

Socialmente – tímida

Espiritualmente - imitadora

 

G – COMO ENSINAR CRIANÇAS DA CLASSE MATERNAL

Chave : Uma ideia por vez, repetida e variada.

1- Sala adequada: Deve ser bem arejada e iluminada, de temperatura agradável, e com espaço para abundante atividade sem as crianças dicarem amontoadas.

2- Mobília apropriada: Tudo deve ser de acordo com o tamanho da criança, com quadros e outro material ilustrativo à altura de seus olhos.

3- Centros diferentes: A sala deve compor pelo menos dois ambientes diferentes, um lugar onde ouvirão a historinha, fazer rodinha e sentar no chão e outro ambiente onde farão as atividades. Exemplo: O canto da Bíblia, da história, da natureza, dos brinquedos, dos livros, do lanche, de trabalhos manuais.

4- Clima Emocional Positivo: Visto que nesta idade a criança  atende muito através das emoções , devemos criar um ambiente de paz, ordem, beleza, sossego, e atividade interessante. As mães devem permanecer na sala  durante as primeiras aulas, ficando sentadas, cada uma diretamente atrás do filhinho, durante a lição. Logo que a criança acostumar, a mãe poderá deixa-la sozinha.

5- Professores: A tonalidade de sua voz, seu carinho, vivacidade e etc., são importantes, ele deve chegar no local com bastante antecedência para estar disponível na hora da chegada das crianças, recebendo o cumprimento de cada uma, chamando-a por nome. Os ajudantes também devem ser escolhidos com cuidado e devem saber como agir em cada situação, Não deve haver conversa entre adultos durante a aula, o que distrai as crianças. Somente o professor deve falar, enquanto os ajudantes ficam atentos às necessidades das crianças, supervisionando os trabalhos manuais, etc.

6- Abundante Material Ilustrativo: O professor deve acumular e organizar seu material, que poderá ser usado ano após ano. Esta idade aprende através da repetição.

7- Música: Deve-se usar a música nas atividades, assim como para a hora da música.

8- Ensino adequado: A criança desta idade deve assimilar os seguintes conceitos:

Deus fez tudo. – Deus nos ama muito, individualmente. – Ele nos dá tudo que temos. – É muito agradável conhecer Deus. – Ele está perto e podemos falar com Ele – A Bíblia é o livro que Deus nos deu; é um livro muito especial.

Por meio de Jesus Cristo podemos fazer parte da família de Deus. Quando cometemos um erro, devemos logo falar com Deus a respeito.

Deus tem um meio para resolver este problema.

Dicas de Material para usar para o ensino:

Cartazes, flanelógrafo, quadros, dramatizações (fazer de conta), fantoches, brinquedos, animais vivos ou de brinquedo, massinhas, (vamos fazer, usar as mãos), livros com muitas figuras e poucas palavras, desenhos simples para rabiscar em cores, quebra-cabeças simples.

  

 

FONTE (Livro: Psicologia da criança, 3 edição de Roberta Fay e Eunice V. Jhonson)